16 junho 2012

Alimentação X Atividade Física


Meninas vocês sabem que é de extrema importância uma boa nutrição para quem busca saúde neh mesmo?! Sem falar que alimentar-se bem e corretamente traz inúmeros benefícios ao organismo como: redução e manutenção do peso, perda de gordura localizada, ganho de massa muscular, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorespiratória, diminuição do estresse, prevenção e melhora de doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

A nutrição e a atividade física se tornaram dependentes uma da outra, pois, uma pessoa que faz atividade física intensa e regular necessita de uma alimentação adequada antes, durante e depois do treino para que possa ter um bom desempenho e menor probabilidade de sofrer lesões ou doenças, independente de qual seja o objetivo: em desempenho, estéticos ou de qualidade de vida.



O QUE COMER ANTES DOS EXERCÍCIOS?
O pré-treino deve ser composto por alimentos ricos em carboidratos complexos (por terem digestão mais lenta). São eles: Pão Integral, Aveia, Batata Doce, Arroz Integral, Massas Integrais, Pão de forma ou francês, Biscoitos (Maisena, água e sal, leite, etc), Barra de Cereais, etc. Estes carboidratos irão proporcionar estoques de energia adequados, melhorando assim, o desempenho durante a atividade física.
  • A refeição deve ser feita 2 horas antes do treino ou um pequeno lanche 1 hora antes.



O QUE COMER DURANTE OS EXERCÍCIOS?
Se a duração do exercício for maior que 1 hora e meia, é importante a ingestão de carboidratos para evitar a fadiga e a depleção do glicogênio muscular.

O QUE COMER DEPOIS DOS EXERCÍCIOS?
No pós-treino, é interessante consumir fontes de de carboidrato (simples ou complexos) e proteína, com o objetivo de recuperar os estoques de energia, a construção e reparação do tecido muscular, restabelecendo o organismo e maximizando os resultados. Os alimentos protéicos são: leite, queijos brancos, iogurte, ovos, soja e quinua. Fontes de carboidratos: pães, batata, arroz, macarrão, sucos de frutas, barra de cereais.


  • A refeição deve ser feita o mais rápido possível para melhor aproveitamento dos nutrientes e potencializar seus objetivos e resultados;

Um item fundamental que deve estar presente antes, durante e depois dos treinos, é a água. Ela é indispensável para todas as funções metabólicas. Manter-se sempre hidratado é essencial para o bom desempenho físico.

Dicas importantes:
  • Nunca pratique nenhum exercício físico em jejum;
  • Evite alimentos gordurosos e com muita fibra na refeição que antecede o treino, pois podem causar desconforto intestinal;
  •  Não consuma suplementos sem indicação de um profissional habilitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...