22 março 2013

Como prevenir e amenizar as estrias


A falta de elasticidade na pele é o principal fator que contribui para a formação das estrias. E ter uma alimentação saudável é uma das chaves essenciais para solucionar o problema. E essa tal falta de elasticidade é causada pela falta de vitaminas E, C, B5 e de minerais como zinco, cobre e silício. Portanto, a dieta antiestrias deve conter todos esses nutrientes. Eles vão estimular a produção de colágeno ou as enzimas que participam deste processo. Desta forma, reduzem o risco de novas estrias, cicatrizando as já existentes e rejuvenescem o tecido.



Alguns fatores que contribuem para o surgimento das estrias:
  • Alterações do peso: emagrecer ou engordar de forma rápida e excessiva pode provocar o “esticamento” da pele.
  • Problemas hormonais: o aumento da produção de estrógeno e progesterona podem fragilizar as fibras de colágeno e elastina, tornando mais fácil de serem rompidas.
  • Genética: a elasticidade e a resistência da pele dependem das características hereditárias.
  • Gravidez: se não houver controle de peso, as estrias aparecem!

Seguem abaixo os nutrientes essenciais para combater as estrias:
  • Vitamina E: impede a formação de tecido mais espesso na pele, mantendo-a hidratada e sedosa, com elasticidade.

Fontes de Vitamina E: Sementes oleaginosas (amêndoa seca, nozes, avelãs, castanha do Pará), semente de trigo, folhas verdes (brócolis cozidos, espinafre, vagem), batata doce, leite, cereais integrais, aveia, abacate, óleo de semente de girassol, óleos, ovos, tomate, cenoura, banana, salmão, pasta de amendoim e pistache seca.
  • Vitamina C: estimula a produção de colágeno e melhora a condição do colágeno existente.

Fontes alimentares: Abóbora, Acerola, Mamão papaia, Laranja, Limão, Melão, Brócolis, Morangos, Manga, Kiwi, Pimentão vermelho ou verde, Couve, couve de Bruxelas, Ervilha, Caju, fruta do conde, goiaba, inhame (folhas), mandioca, pimenta vermelha, rabanete, salsa, suco de laranja natural, suco de limão, tomate e uva.
  • Ácido pantotênico ou Vitamina B5: é cicatrizante e mantém a pele em bom estado.

Fontes alimentares: abacate, batata doce, farinha de aveia, fígado de boi, fígado de galinha, figo seco, frango, iogurte integral, leite integral, mamão papaia, ovo, peru, tomate e suco de laranja.
  • Zinco: acelera o processo de cicatrização interno e externo.

Fontes alimentares: pasta de gergelim, semente de abóbora, peru, ostra, lentilha, fígado, gema de ovo, farelo de trigo, espinafre fresco, escarola, cogumelos, aveia, agrião e acelga.
  • Silício: Regenera as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele. Protege o colágeno já existente contra a ação de radicais livres.

Fontes alimentares: salsa, aveia, cevada, alcachofra, alho-poró, cebola, aspargo, mel, pepino e nabo.
  • Cobre: É essencial para que o corpo utilize vitamina C corretamente. Contribui no processo de coloração da pele.

Fontes alimentares: batata, ervilha, ostra, marisco, grãos integrais, feijão, nozes e vísceras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...