Você sabe como cuidar da alimentação do seu filho?? É preciso ficar sempre atento à forma que alimentamos as crianças, priorizando sempre os bons hábitos alimentares, já que estes se estenderão por muito tempo. Quando ele começar a manifestar interesse por alimentos como legumes e frutas, prepare os pratos de uma maneira mais criativa e colorida, para que ele se mostre mais interessado. Substitua os alimentos de baixo valor nutricional por outros que possuam uma maior quantidade de nutrientes, melhorando o sabor com novas receitas. A criatividade do cuidador é fator fundamental para que as crianças tenham o hábito de uma alimentação saudável.
Alguns erros são bastante comuns na educação alimentar da criança:
- Dizer Sempre Sim: A criança necessita de limites, é preciso que ela tenha auto controle.
- Horário das Refeições: Sabe-se que ideal são 6 refeições diárias, então deve-se evitar beliscar doces, chocolates e guloseimas fora desses horários.
- Oferecer Comida Como Recompensa: “Coma a sopa toda para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
- Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso só vai aumentar a raiva que a criança sente das saladas.
- Brincadeiras na hora da refeição: Hora de comer é hora de tranquilidade e concentração na mastigação, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha depois.
- Ceder ao Primeiro “Não Gosto Disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Por isso deve-se ofertar várias vezes o mesmo alimento, sempre variando as preparações. Por ex: beterraba crua, ralada, cozida, suco, no feijão, panqueca.
- Substituir Refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
- Servir Sempre a Mesma Comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.
- Dar o Exemplo: Não adianta mandar tomar sucos, cortar os sorvetes e os pais beberem refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário