08 julho 2013

Evitando a retenção de Líquidos

A retenção de líquido é um problema que atualmente afeta diversas pessoas, estando relacionada ao excesso de peso, sedentarismo, pouca ingestão de líquidos (água), má alimentação e excesso de sal no prato. Pode ser considerada uma verdadeira vilã para mulheres, por que além de trazer prejuízos à saúde, eleva o ponteiro da balança para as alturas.


Na alimentação podemos fazer algumas mudanças que auxiliarão para melhora do problema. Seguem abaixo:
  • Alimentos com alto teor em sódio estimulam o processo citado acima e como conseqüência temos um agravamento do quadro de inchaço. Por isso devemos excluir de nossa lista os embutidos (presuntos, mortadela, salame), alimentos enlatados, condimentos em excesso, etc. E é essencial que o rótulo seja conferido e as quantidades de sódio presentes nos alimentos sejam analisadas.
  • Alguns alimentos são considerados diuréticos, e podem ser essenciais na batalha contra a retenção de líquidos. São eles: abacaxi, salsão, melancia, morango, cenoura, pepino, beterraba.
  • Os chás (branco, verde) feitos a partir da planta Camellia Sinensis, além dos já conhecidos compostos antioxidantes e termogênicos, possuem também ação diurética. Além disso, existem outras ervas com função diurética, como: dente-de-leão, capim-limão, salsaparrilha, chapéu de couro e cavalinha. A cavalinha, por exemplo, oferece boas quantidades de potássio que auxilia na função diurética e, ainda contém silício, um mineral ótimo para a saúde da pele. * Restringir o consumo de álcool, cafeína, frituras e carne vermelha gordurosa também são ações importantes, pois estes alimentos possuem ação pró-inflamatória no organismo que acabam estimulando a retenção hídrica.
  • A atividade física estimula a sudorese, e ajuda na eliminação dos líquidos em excesso deixando todo o organismo trabalhando melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...