18 junho 2013

Alimentação nas festas juninas

As festas juninas são admiradas principalmente por seus variados e saborosos quitutes. Todos eles são uma delícia, mas é preciso ficar sempre atento as quantidades consumidas de cada um desses alimentos. Moderação é imprescindível durante essas festas! Neste período, apesar das tentações que nos cercam, devemos ter sempre em mente algumas regrinhas, como: não pular nenhuma refeição durante o dia, para tentar compensar o que foi consumido em excesso nas festas; procurar fazer as refeições anteriores de forma equilibrada e com mais ênfase em legumes e verduras; escolher bem o alimento que será consumido; comer devagar, para gerar a sensação de saciedade; e não exagerar no consumo.



Abaixo segue alguns pratos típicos encontrados nas festas juninas, e como devemos apreciá-los:
  • Milho Cozido: é um alimento rico em carotenóides. Devemos consumi-lo com pouco sal, pois esse é contra indicado devido ao excesso de sódio encontrado na sua composição, e este pode elevar a pressão arterial e a retenção hídrica. Também deve ser evitado o uso de margarina e manteiga, pois esses alimentos são ricos em gorduras saturadas.
  • Bolo de Macaxeira: é composto de macaxeira, leite, ovos e açúcar. Se você vai prepará-lo, deve tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionado. O leite integral pode ser substituído por leite desnatado, tornando assim menos gorduroso.
  • Cocada: nessa preparação também devemos tomar cuidado com o excesso de açúcar, como não podemos reduzir muito a sua quantidade, pois é ele que dá a consistência da preparação, não devemos adicionar leite condensado.
  • Caldo Verde: um tipo de caldo muito consumido nessa época, composto de batata, couve e carnes salgadas ou embutidos. Deve ser consumido moderadamente, pois a batata é um tubérculo rico em amido e os embutidos são ricos em gorduras e contém também nitrito e nitrato, que são elementos prejudiciais a saúde.
  • Cachorro Quente: também um prato muito tradicional nessas festas e apreciado principalmente pelas crianças. Mais devemos tomar cuidado com esse alimento, pois a salsicha é rica em nitrito e nitrato, além de gordura saturada, o que é prejudicial a nossa saúde.


Aproveitem as festas juninas com moderação e sem culpa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...