20 fevereiro 2013

Alimentação saudável no trabalho


A correria e o estresse da vida atribulada que muitos trabalhadores levam, fazem com que seja cada vez mais difícil adotar e manter hábitos alimentares saudáveis. É muito comum encontrar pessoas que não têm horários fixos para se alimentar e acabam por substituir as principais refeições por lanches rápidos do tipo fast food, ricos em calorias e gorduras, ou pelo consumo de guloseimas, refrigerantes e petiscos, durante todo o dia. Por mais que seu trabalho exija muito de você, é preciso estabelecer horários fixos para fazer as refeições. Portanto, dedique pelo menos 30 minutos para saborear a comida e mastigar bem os alimentos. E saiba que comer em frente ao computador enquanto trabalha, dificulta o estímulo à saciedade e faz com que você coma mais sem perceber.




Algumas orientações podem auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada na rotina de trabalho:

  • Fique atento no café da manhã para incluir alimentos como: pão integral, granola, aveia que fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição para realizar as atividades diárias. Inclua também frutas, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  • Na hora do almoço procure evitar as frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Inicie as suas refeições por uma salada crua, temperada com azeite de oliva extra virgem, evitando os molhos à base de maionese que são mais calóricos.
  • Leve para seu trabalho alimentos práticos para os lanches entre as refeições. O ideal é nunca ficar mais de três horas sem se alimentar. Tenha sempre uma fruta, biscoitos integrais, barras de cereais ou torradas. Iogurtes e sucos também são ótimas opções, pois além de serem saudáveis, ajudam na hidratação. Se no seu local de trabalho tiver uma geladeira, você pode levar potinhos de salada de frutas. São ótimas opções de alimentos com poucas calorias e que ajudarão você a ficar em forma.
  • Deixe sempre uma garrafa com água ao seu lado para que beber água constantemente se torne um hábito, pois a ingestão de líquidos é fundamental tanto para a manutenção do peso adequado, quanto para o equilíbrio de uma vida saudável.

OBS: O rendimento profissional está diretamente relacionado com a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, associados à prática de exercícios físicos podem ajudar a melhorar a performance no trabalho, já que se a saúde não está bem, o desempenho no trabalho pode ser prejudicado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...