11 janeiro 2013

A importância da mastigação


Meninas, conversando com a minha nutricionista Laíse Pinho hoje pela manhã, descobri o motivo pelo qual eu sinto tanta azia. Tenho certeza que outras pessoas também passam por isso de vez em quando, então resolvi desvendar pra vocês um dos principais motivos que o causam.

Segundo Laíse Pinho, um dos passos mais importantes da reeducação alimentar é a mastigação. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão prejudicada, causando azia, má digestão e sono.



Sugestões para adquirir o hábito da mastigação
  • Separe um tempo para realizar as suas refeições, faça disso uma prioridade;
  • Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada, diferenciando sabores e aromas;
  • Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência rija (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação;
  • Evite alimentos de consistência macia na mesma refeição, como purês, suflês, pudins, massas, flans.
  • Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;
  • Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta.

Mastigar com calma é algo muito simples, mas extremamente importante para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...