27 novembro 2012

Intolerância à lactose


Certamente vocês já ouviram alguém falar que tinha intolerância à lactose não já?? Então, vocês sabem o que isso quer dizer e quais são os seus sintomas? Eu também não sabia, mas como conheço pessoas que sofrem por isso, resolvi me informar um pouco mais sobre o assunto com a minha nutricionista Laíse Pinho.

Intolerância à lactose significa a incapacidade de digerir lactose, que é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.
Os sintomas ocorrem muitas vezes de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos e são frequentemente aliviados quando a ingestão destes é interrompida. Podem variar de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns:

  • Inchaço abdominal
  • Cólicas
  • Diarreia * Gases (flatulência)
  • Náusea



É necessário que as pessoas com intolerância à lactose tenham uma orientação nutricional para que seja esclarecido quais alimentos devem ser evitados na dieta, como leite e derivados (manteiga, creme de leite, iogurtes e queijos) e alimentos elaborados com leite (doces, sorvetes, cremes, molho branco, chocolates, biscoitos recheados, etc).


O leite e seus derivados devem ser substituídos por bebida de soja e produtos à base de soja ou por leite com baixo teor de lactose. Todos esses substitutos podem ser usados na elaboração de receitas culinárias ao invés do leite de vaca e dos alimentos à base de leite.



Dica: Leia sempre os rótulos dos alimentos para ver se há lactose na composição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...