Meninas, conversando com a minha nutricionista Laíse Pinho hoje pela manhã, descobri o motivo pelo qual eu sinto tanta azia. Tenho certeza que outras pessoas também passam por isso de vez em quando, então resolvi desvendar pra vocês um dos principais motivos que o causam.
Segundo Laíse Pinho, um dos passos mais importantes da reeducação alimentar é a mastigação. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão prejudicada, causando azia, má digestão e sono.
Sugestões para adquirir o hábito da mastigação
- Separe um tempo para realizar as suas refeições, faça disso uma prioridade;
- Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada, diferenciando sabores e aromas;
- Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência rija (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação;
- Evite alimentos de consistência macia na mesma refeição, como purês, suflês, pudins, massas, flans.
- Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;
- Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta.
Mastigar com calma é algo muito simples, mas extremamente importante para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário