Meninas, fui conversar com a minha nutricionista Laíse Pinho para esclarecer um dúvida que já tenho a muito tempo, e acredito que algumas de vocês também! Eu queria saber sobre essa história de que comer de três em três horas seria o correto para nos mantermos saudáveis e com o peso ideal. E daí ela me respondeu o seguinte:
( Laíse Pinho) Um dos hábitos mais comuns que vejo em meu consultório e que considero super errado, é o das pessoas se alimentarem poucas vezes ao dia, achando que se aumentarem o número de refeições irão “engordar”. Comer a cada três horas é muito importante, sendo um fator para combater a compulsão, pois quando fracionamos nossas refeições tendemos a comer menos ou comer o necessário. Se ficarmos períodos prolongados em jejum, nossa fome com certeza vai aumentar, e assim facilitará o consumo excessivo de alimentos na próxima refeição.
Porque isso acontece? Quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja “guardado” por precaução, e é quando você começa a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia.
Uma das refeições que muita gente deixa de fazer é o café da manhã. Esta refeição é considerada a mais importante do dia, e por ser a primeira refeição diária vai nos ajudar a suprir as necessidades e calorias gastas durante o sono. O café da manhã vai te dar mais disposição para encarar suas tarefas diárias, melhorar a concentração de quem estuda, dar mais energia e pique se você pratica alguma atividade física e melhorar seu rendimento no trabalho.
O ideal é fazer pelo menos seis refeições diárias equilibradas e balanceadas. Mas cuidado para não exagerar né? Não vale comer coxinha ou sorvete de chocolate nos lanches, nem trocar o almoço por sanduíches com batata frita e refrigerante.
E a dica é: Quando sair de casa e não tiver previsão da volta, leve na bolsa algum alimento. Frutas, barra de cereais e biscoitos sem recheio, são ótimas opções para estas ocasiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário