Segundo a minha nutricionista Laíse Pinho, as fibras são consideradas carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo. Esses carboidratos quando chegam ao intestino não são quebrados, aumentando assim o chamado bolo fecal.
As fibras são essenciais na dieta, pois promovem a melhora do funcionamento intestinal; reduzem as taxas de colesterol e triglicerídeo, ajudam a controlar a glicemia; e regulam o tempo da digestão do alimento, auxiliando na perda de peso.
Existem dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis.
As solúveis evitam a fermentação, estimulam a sensação de saciedade e retardam a absorção de gorduras e açúcares. Este tipo de fibra tem sido cientificamente comprovada como redutora do colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares. Podem ser encontradas no feijão, frutas, hortaliças, etc.
Já as fibras insolúveis possuem a função de aumentar o funcionamento do intestino, sendo extremamente benéficas para as pessoas que lutam contra a constipação. Estas fibras são encontradas em cascas de frutas, farelo de trigo, mandioca, amendoim, cereais integrais e pães integrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário